top of page

Pesquisa

 

 

     No período de 1748 a 1756 desembarcaram no litoral de Santa Catarina cerca de seis mil imigrantes, em sua maioria açorianos e com eles  trouxeram suas tradições,costumes e canções.

 

     E muitas destas canções existem naturalmente, nos cancioneiros de Portugal, e hoje também no cancioneiro geral do Brasil.

 

     Com o passar dos anos a cantiga popular vai sofrendo modificações de tempo e lugar, salvo as raras exceções em que se estabiliza e permanece inalterável- possivelmente pelo isolamento geográfico, em Santa Catarina, não sofreu tantas transformações como em outras regiões, como é o caso do vizinho Rio Grande do Sul.

 

     Este site nos convida a recuar no tempo e fazer uma pausa no uso das tecnologias para descobrir a magia daquilo que de mais genuíno herdamos dos nossos antepassados –  as canções.

 

     A aproximação das versões açoriana e Catarinense é que pretendemos  apresentar, resultados de gravações feitas em janeiro e Fevereiro de 2014 nas  comunidades da Lagoa da Conceição, Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa, Ribeirão da Ilha, Pantano do Sul e Aririú da Formiga.

 

     A pesquisa, ainda  está numa fase inicial, mas  nesta primeira  etapa pretende-se  registrar  a trajetória e as transformações pelas quais a canção popular proveniente dos Açores passou, desde as poéticas de tradição oral, registradas nos Cancioneiros, até a mais contemporânea.

bottom of page